Wikipedia 2.0

Brasil

Brasil (localmente ), oficialmente República Federativa do Brasil (escutar, é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47,3% do território sul-americano), com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, e o sétimo em população (com 212 milhões de habitantes, em julho de 2024). É o único país na América onde se fala majoritariamente a língua portuguesa e o maior país lusófono do planeta, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados locais do mundo. Sua atual constituição, promulgada em 1988, concebe o Brasil como uma república federativa presidencialista, formada pela união de 26 estados, do Distrito Federal e dos 5 571 municípios.
Banhado pelo Oceano Atlântico, o Brasil tem um litoral de 7 491 km e faz fronteira com todos os outros países sul-americanos, exceto Chile e Equador, sendo limitado a norte pela Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a noroeste pela Colômbia; a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e ao sul pelo Uruguai. Vários arquipélagos formam parte do território brasileiro, como o Atol das Rocas, o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (o único destes habitado por civis) e Trindade e Martim Vaz. O Brasil também é o lar de uma diversidade de animais selvagens, ecossistemas e de vastos recursos naturais em uma grande variedade de habitats protegidos.
O Brasil está localizado na América do Sul e faz fronteiras com todos os países do continente exceto Chile e Equador. É o maior país do continente e ocupa 47% do território.
Situado no hemisfério sul, o país é atravessado pela Linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio.
O Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico e sua fronteira marítima se alonga a 22 km (12 milhas náuticas) da costa.
A atual bandeira do Brasil foi oficializada em 19 de novembro de 1889 pelo regime republicano. Foi inspirada na bandeira imperial e manteve suas cores principais como o verde e amarelo.
O brasão imperial foi substituído por um disco azul, representando o céu estrelado e uma faixa com os dizeres "Ordem e Progresso".
O pavilhão nacional foi criado por Raimundo Teixeira Mendes, com a contribuição do filósofo Miguel Lemos, do pintor Décio Villares e do astrônomo Manuel Pereira Reis.
Governo do Brasil O Brasil possui um sistema de governo presidencialista e bicameral.
Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República que é o Chefe de Estado e Chefe de Governo. O mandatário é escolhido através de eleições diretas para um mandato de quatro anos.
Nos estados, o Poder Executivo é exercido pelo governador e na cidade, pelo prefeito. Ambos são eleitos através de eleições diretas, com voto secreto e para um mandato de quatro anos.
Poder Legislativo O Poder Legislativo brasileiro, em nível federal, é formado por duas câmaras: Deputados e Senadores.
Nos estados e nas cidades existe somente uma câmara legislativa. Em nível estadual há a Câmara dos Deputados, onde legislam os deputados estaduais e, nos municípios, a Câmara dos Vereadores.
Poder Judiciário O Poder Judiciário é exercido em nível federal e estadual pelos juízes, que atuam tanto na Justiça comum quanto na especial. Esta compreende a Justiça do Trabalho, a Justiça Eleitoral e a Justiça Militar.
Ao contrário dos membros do Poder Executivo e do Legislativo, os membros do Poder Judiciário não são eleitos pela população para o cargo.
Para ser juiz, o candidato deve ser formado em Direito e ter sido aprovado em concurso público. Após dois anos exercendo a magistratura, o cargo passa a ser vitalício.
Economia do Brasil A economia do Brasil é extremamente diversificada abrangendo o setor primário, secundário e terciário.
O Brasil é um grande exportador de produtos agrícolas como frutas cítricas, soja e carne. Igualmente, se destaca na área do extrativismo mineral e vegetal.
A atividade industrial é formada pelo setor de petroquímica, aeronáutica e fertilizantes, assim como uma expressiva indústria de calçados e roupas.
História do Brasil A História do Brasil é divida em três grandes fases: colonial, Império e República.
Brasil Colônia Considera-se que o período da história do Brasil colonial comece em 22 de abril de 1500 com a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral e termine com a elevação do Brasil a categoria de Reino Unido.
Alguns historiadores, contudo, afirmam que este período só termina com a independência em 7 de setembro de 1822.
Durante trezentos anos, os indígenas que aqui viviam sofreram uma radical alteração no seu modo de vida com a chegada e instalação dos portugueses.
Em seguida, os colonizadores trouxeram os africanos para serem escravizados e trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar. Esta atividade se desenvolveu principalmente no nordeste brasileiro, mas havia lavouras instaladas em outros pontos do território.
Também nesta época se observa a atividade dos bandeirantes, grupos de pessoas que se organizavam e partiam em expedições pelo interior em busca de índios para escravizá-los, de ouro e pedras preciosas.

  • Início


  • Canadá

    O Canadá (em inglês: Canada, é um país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o oceano Atlântico, a leste, até o oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total, superado apenas pela Rússia, e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.
    As terras ocupadas pelo Canadá são habitadas há milênios por diferentes grupos de povos aborígines. Começando no fim do século XV, expedições britânicas, portuguesas e francesas exploraram e, mais tarde, se estabeleceram ao longo da costa Atlântica do país. A França cedeu quase todas as suas colônias na América do Norte em 1763 depois da Guerra dos Sete Anos. Em 1867, com a união de três colônias britânicas da América do Norte em uma confederação, o Canadá foi formado como um domínio federal de quatro províncias. Isto começou com um acréscimo de províncias e territórios e com um processo de aumento de autonomia do Reino Unido. Esta ampliação de autonomia foi salientada pelo Estatuto de Westminster de 1931 e culminou no Canada Act de 1982, que eliminou os vestígios de dependência jurídica do Parlamento Britânico.
    "A economia canadense é a nona maior do mundo. Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) indicam que o PIB do país a preços correntes é atualmente de 1,76 trilhões de dólares, cuja maior parcela é referente ao setor de serviços em conjunto com a indústria.
    O subsolo canadense é rico em recursos naturais, como petróleo e gás natural, minério de ferro, cobre, zinco, urânio, potássio, entre outros, o que orienta muitos setores econômicos, notadamente a indústria. O país se destaca também na produção de papel e celulose e em equipamentos de transporte."
    "A população canadense é de 37.742.000 habitantes, com a maior parte se concentrando nas áreas meridionais do país. O território do Canadá pode ser considerado pouco povoado, com densidade de 4,2 hab/km².
    Quase 82% da população se encontram em áreas urbanas. A cidade mais populosa do Canadá é Toronto, a sudoeste da capital, com 6,2 milhões de habitantes na sua região metropolitana. Ottawa, por sua vez, reúne 1.378.200 habitantes.
    Além dos canadenses nascidos no país, a população é formada por diversos grupos, como ingleses, escoceses, franceses, irlandeses, alemães, populações indígenas norte-americanas e outros. Os idiomas inglês e francês são as línguas oficiais do Canadá, sendo o segundo falado principalmente na província de Quebec e por outras comunidades francófonas do leste.
    O Canadá possui uma das mais elevadas expectativas de vida do mundo, que é de 82,2 anos."
    "A cultura canadense é formada por meio da influência das diversas nacionalidades que se encontram no território do país, sobretudo as inglesa, estadunidense e francesa. Predominam, ainda, os costumes e tradições das populações indígenas em determinadas áreas.
    O Dia do Canadá é celebrado anualmente em 1º de julho para relembrar o início do processo de independência política, em 1867. Muitos feriados são compartilhados com os Estados Unidos e celebrados como naquele país, sendo os mais populares o Halloween e o Dia de Ação de Graças.
    Pensando na gastronomia, o poutine é um dos principais pratos tradicionais canadenses. Tem origem na província de Quebec, e é composto por batata frita, queijo coalho e molho de carne que cobre os demais ingredientes."
    "O Canadá possui elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e sua população desfruta de uma boa qualidade de vida, levando-se em conta questões como moradia, acesso à educação, segurança, emprego e renda, conforme dados da OCDE.
    Toda a população canadense possui acesso à eletricidade. Com relação a ela, a maior parcela da capacidade instalada corresponde a fontes renováveis, como a hidrelétrica. A matriz é composta, ainda, por combustíveis fósseis e energia nuclear.
    O país é o quarto em número de aeroportos no mundo, e possui quase 80 mil km de ferrovias. Dentre as rodovias nacionais, destaca-se a Trans-Canada Highway, que cruza o país no sentido leste–oeste e possui 7821 km de extensão."

  • Início


  • Japão

    Japão, oficialmente Estado do Japão "origem do Sol" ou "terra do Sol nascente") é um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, estendendo-se do Mar de Okhotsk, no norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul.
    O país é um arquipélago de 6 852 ilhas, cujas quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando em conjunto 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões, como, por exemplo, os Alpes japoneses e o Monte Fuji. O Japão possui a décima primeira maior população do mundo, com cerca de 125,4 milhões de habitantes. A Região Metropolitana de Tóquio, que inclui a capital de facto de Tóquio e várias prefeituras adjacentes, é a maior área metropolitana do mundo, com mais de 37,4 milhões de habitantes.
    Pesquisas arqueológicas indicam que humanos já viviam nas ilhas japonesas no período Paleolítico Superior. A primeira menção escrita do Japão começa com uma breve aparição em textos históricos chineses do século I d.C.. A influência do resto do mundo seguida por longos períodos de isolamento tem caracterizado a história do país. Desde a sua constituição em 1947, o Japão se manteve como uma monarquia constitucional unitária com um imperador e um parlamento eleito, a Dieta.
    Como grande potência econômica, possui a quarta maior economia do mundo em PIB nominal e a quarta maior em poder de compra. É também o quarto maior exportador e o quarto maior importador do mundo, além de ser o único país asiático membro do G7. O país mantém uma força de segurança moderna e ampla, utilizada para autodefesa e para funções de manutenção da paz. O Japão possui um padrão de vida muito alto, com o 17º maior IDH, a maior expectativa de vida do mundo (de acordo com estimativas da ONU e da OMS) e a terceira menor taxa de mortalidade infantil.[15][16] O país também faz parte do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.
    A bandeira do Japão exibe um círculo que representa o Sol. Também chamada de Hinomaru, a bandeira é utilizada desde 1870.
    O desenho é utilizado desde o século XII pelos “samurai bushi”. Em batalha entre os clãs Taira e Minamoto, os samurais desenhavam o círculo do Sol em leques, os chamados “gunsen”.
    A figura começou a aparecer em batalhas como a de Sekigahara, em 1600 e enfeitava em diversos painéis.
    O território japonês é integrado por 3 mil ilhas que, agregadas, correspondem às áreas dos estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As principais ilhas são Honshu, Shikoku, Hokkaido, Kyushu.
    A ilha está localizada entre o Oceano Pacífico e o Mar do Japão. Faz parte do Círculo do Fogo do Pacífico, com grande instabilidade tectônica, atividade vulcânica intensa, além de um solo pobre, com baixa oferta de minérios e combustíveis.
    O relevo é formado por montanhas e planaltos, sendo que a maioria do território é montanhosa. Na região denominada Chubu em Honshu Central, há uma cadeia de montanhas com mais de 3 mil metros de altura.
    A mais alta é o Monte Fugi, que tem 3,7 mil metros de altura e está localizado entre as províncias Yamanashi e Shizuoka.
    Por conta do relevo, o Japão é marcado por intensa atividade vulcânica. Existem hoje 80 vulcões ativos no país e a maioria tem capacidade para causar intensa destruição.
    A atividade sísmica também é intensa em função da energia da crosta terrestre. O último terremoto em larga escala foi registrado em 2001, atingindo 9 graus na escala Richter. Conforme as autoridades japonesas, a quantidade de mortos e desaparecidos chegou a 19 mil pessoas.
    Hidrografia O rio mais longo e importante do Japão é o Shinano, com 367 quilômetros de extensão. Também são de grande importância os rios Chubu, Tone e Ishikari.
    A topografia influi diretamente no curso, impulsionando fortes correntezas em direção ao mar. Essa característica resultou na formação geológica, como as planícies e os deltas.
    Clima O Japão está sob a influência do clima subártico onde as quatro estações do ano são bem delimitadas.
    O inverno é influenciado por ventos sazonais e parte do território, em especial a região montanhosa, é influenciada por nevascas intensas. Nessa época, a temperatura média é de 5ºC.
    O outono japonês é marcado pela ocorrência de tufões. Ao menos 30 tufões atingem o arquipélago nessa época do ano.
    Já no verão, as chuvas são intensas e as temperaturas médias chegam a 30ºC. A umidade relativa do ar é elevada nesse período e há chuvas e tempestades constantes. A temperatura oscila bastante na primavera japonesa, marcada também por ventos quentes e baixa pressão.
    Economia O Japão está entre as maiores economias do mundo e, até os anos 90, era a segunda, atrás somente dos Estados Unidos. Hoje, em terceiro lugar, foi ultrapassado pela China.

  • Início